Twitter response:

Livro que homenageia mestres bonequeiros é lançado pelo Iphan

Livro que homenageia mestres bonequeiros é lançado pelo Iphan

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a versão impressa da publicação Prêmio Teatro de Bonecos Popular do Nordeste – Mamulengo, Babau, João Redondo e Cassimiro Coco. O livro é uma homenagem à genialidade dos criadores que dão vida aos bonecos, uma forma de expressão genuína da cultura brasileira.

O livro é resultado de edital lançado pelo Iphan, após deliberações realizadas entre o Instituto e os bonequeiros, que solicitaram a priorização dos mestres idosos. Por essa razão, um dos critérios de participação foi idade mínima de 55 anos e, no mínimo, 20 anos de trabalho com os bonecos.

O edital contemplou 37 bonequeiras e bonequeiros, além de oito prêmios in memoriam, totalizando 45 premiados de 10 estados brasileiros. Além de imagens, apresentação e breve relato dos mestres bonequeiros, o livro apresenta um mapa e lista dos premiados por estado. Esta é uma das ações de salvaguarda do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, que foi registrado como Patrimônio Cultural do Brasil em 2015.

Para quem se interessou, a publicação impressa pode ser adquirida pelo e-mail publicacoes@iphan.gov.br. Ou pode ser baixada em versão PDF (abaixo).

BAIXAR: Prêmio Teatro de Bonecos Popular do Nordeste – Mamulengo, Babau, João Redondo e Cassimiro Coco

 

Foto: Luiz Filipe Barcelos

Fonte: MinC

2 Comentários

  1. Fernando Rino
    Bom dia. Fernando Rino, chefe de departamento da cidade São Vicente, na Secretaria de Cultura da mesma citada. Gostaria imenso de receber os livros que estão nessa postagem acima, e todas as possibilidades de trazermos ações Culturais para nossa Secretaria através dessa parceria. Ficaríamos agradecido pela atenção e contamos com vossa parceria para nossa cidade, assim como receber os livros e todas as ações que possam contribuir com a Cultura de nossa cidade São Vicente.
    Deixe um Comentário 14/07/2017 at 12:54
    • Admin
      Olá, Fernando! Querido, o livro acima pode ser baixado no link indicado (versão PDF) ou pode ser solicitada a versão imprensa pelo e-mail: publicacoes@iphan.gov.br Em relação à parceria, talvez você consiga mais informações através do site do IPHAN: http://portal.iphan.gov.br/contato Abraço!
      Deixe um Comentário 15/07/2017 at 11:35

Deixe um Comentário

Gestor Box