Twitter response:

Pesquisa

429415_241644692580657_204271237_n

Caboclo na Linha Cachoeira em Chapecó|Sc

“Frequentavam  o povo, conviviam com ele, impregnavam-se de suas crenças, ouviam-lhe as HISTÓRIAS, e saiam dele  cheios  de  idéias, de formas, de coragem, de inspiração.  Procedamos assim. A fonte de água pura é uma só, e a mesma, na Grécia, na França, na Rússia e no Brasil: O POVO.”  

(Monteiro Lobato – O Saci-pererê: resultado de um inquérito)

 

1622715_774801002545046_686665310_n

Contos Populares de Adivinhação

CONTOS POPULARES BRASILEIROS

A Cia ContaCausos dedica-se à pesquisa dos contos populares brasileiros, suas recorrências, temáticas, personagens e transforma estes saberes/conhecimentos populares em espetáculos narrativos que se destacam pelo cuidado estético e poético. Em nossos processos de pesquisa e montagem de espetáculos, contamos com a participação de profissionais de diferentes áreas: Letras, artes visuais, designer, patrimônio, história e música. Com a soma dos conhecimentos destas diferentes áreas, a Cia ContaCausos já estreou cinco espetáculos que já foram apresentados em diversos municípios brasileiros.

O MEDO NAS HISTÓRIAS

VISAGEM 11FOTOS DE LUCAS CRUZ

Visagem

Este fascínio que todos temos em ouvir uma história de medo bateu em cheio na intenção da ContaCausos. Personagens marginais, anti-herois, temas obscuros, temáticas como as narrativas de demônio logrado, histórias de assombração e visagem tem muita força no nosso repertório. Escolhemos (também) contar histórias de “medo” pela força que exercem no imaginário, pela curiosidade que despertam nas crianças, pelos enfrentamentos, pelas histórias assustadoras que constituem o nosso patrimônio imaterial, literário, popular e que também precisam ser narradas porque dizem respeito à experiências humanas, falam direto ao que somos e pelo prazer de ver os medos superados em nós e na plateia.

 

PERSONAGENS RECORRENTES NO IMAGINÁRIO SOCIAL CABOCLO DO OESTE CATARINENSE

12278070_900108146734305_489711155_n

Escultura do Monge São João Maria em SC

Além da investigação com as oraturas brasileiras, a contadora de histórias Josiane Geroldi desenvolve desde 2008, importante trabalho de pesquisa com as narrativas orais da etnia cabocla no oeste catarinense. Pesquisa esta que teve início em consonância com a elaboração do seu trabalho de conclusão de curso em Letras pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó – Unochapecó – intitulado: Personagens Recorrentes no Imaginário Social Caboclo no Oeste Catarinense sob orientação das professoras antropólogas Dra. Adiles Savoldi e Dra. Arlene Renk. Ao todo, foram compiladas aproximadamente 46 narrativas de Lobisomens, bruxas, São João Maria, Chica Pelega e Visagens. Através de entrevistas abertas com moradores de comunidades do interior de Chapecó e através da pesquisa no acervo do CEOM – Centro de Memória do Oeste, especialmente nas transcrições de entrevistas realizadas pelo projeto INVENTÁRIO DA CULTURA IMATERIAL CABOCLA a contadora tem levantado as principais narrativas que constituem o imaginário regional desta etnia do oeste catarinense.

Você pode ler um dos artigos publicados  sobre a pesquisa na Revista Grifos AQUI

Em 2014 a ContaCausos estreou o seu primeiro espetáculo resultado desta pesquisa regional intitulado  VISAGEM,  trata-se de um recorte da pesquisa. No espetáculo, histórias de assombração, encruzilhadas e noivas  que aparecem na beira de estradas são contados através de uma delicada  construção dramatúrgica que busca enaltecer a cultura imaterial regional, explorar o medo e as experiências humanas com a noite e o desconhecido. A direção deste trabalho é de Jefferson Bittencourt da Cia Persona de Florianópolis/SC.

Esta pesquisa e compilação de histórias regional não tem fim! Se você conhece um bom contador de causo, nos avise, nós iremos até lá pra ouvir, guardar e passar as histórias da nossa gente adiante. Mande uma mensagem AQUI.

 

 

Gestor Box