Twitter response:

Oficinas

Foto Oficina - Usina de Histórias Sesc São Miguel do Oeste.SC

In La Kesh – Eu sou outro você!

Oficinas e Cursos de Formação Para Contadores de Histórias

Sinopse: Incentivar a formação e a sensibilização de novos contadores de histórias. Propondo reflexões sobre a arte narrativa na contemporaneidade, sua relevância histórica, social,  cultural e suas infinitas possibilidades artísticas. A oficina também pretende explorar as potencialidades da voz e do corpo dos narradores, através de atividades de expressão corporal, vocal, exercícios de improvisação, ritmo e presença.

Objetivos:

Geral:

  • Sensibilizar educadores, atores e artistas em geral através de estudos sobre arte narrativa para formar novos contadores de histórias.

Específicos:

  • Desenvolver discussões teóricas sobre a contação de histórias na contemporaneidade, através da leitura de textos sobre a arte narrativa.
  • Analisar diferentes narrativas orais, explorando a partir do conto, elementos visuais, timbres, objetos, imagens e a infinidade de recursos possíveis para se contar histórias artisticamente.
  • Estimular as potencialidades do corpo e da voz dos novos contadores partindo de exercícios de expressão corporal e vocal, improvisação, ritmo e presença.
  • Conduzir o encontro e a troca de histórias entre os participantes, através das experiências de contar e ouvir, na busca pela identidade e jeito de se contar naturais a cada contador.

Ministrante: Josiane Geroldi (Currículo)

Público Alvo: Educadores, contadores de histórias,  artistas, produtores culturais, interessados na arte narrativa.

Vagas: mínimo 05, máximo 25 pessoas.

Carga horária:  Mínima 04 horas, até 60 horas.

Necessidades Técnicas: Espaço reservado, silencioso, sala ampla com cadeiras dispostas em círculo.

Currículo das oficinas: Já contribuímos para a formação de novos contadores de histórias nas unidades do Sesc Santa Catarina no Sesc Joaçaba, Sesc São Miguel do Oeste, Sesc Xanxerê, Sesc Chapecó, Sesc Concórdia, Sesc Joinville, Sesc Balneário Camboriú. No Paraná nas unidades  do Sesc Pato Branco, Sesc Foz do Iguaçu, Sesc Medianeira.

E ainda em parcerias com os Sesc e as secretarias de educação e cultura nos municípios de Nonoai\RS, Alpestre\RS, Planalto\RS, Ametista do Sul\RS, Nova Santa Rosa\PR, Pato Bragado\PR, Entre Rios\PR, Santa Helena\PR, Guaíra\PR, Mercedes\PR, São Domingos\SC, Guaraciaba\SC, Alto Paraiso de Goiás\GO, Cavalcante\GO…

 

Oficina Imaginação Criativa

Sinopse: Criar é um exercício, e quando estimulamos o nosso imaginário podemos criar coisas incríveis. A oficina direcionada para crianças e adolescentes propõe exercícios práticos de criação literária, expressão oral e corporal visando estimular nos participantes suas potencialidades criativas.

Conteúdos:

– Exercícios coletivos de criação literária

– Jogos teatrais – criatividade e expressão

– Exercícios de improvisação oral e corporal

Carga horária: 2, 4, até 8 horas

Público Alvo: Crianças e Adolescentes de 09 a 16 anos

Necessidades: Sala ampla com cadeiras dispostas em círculo.

Material necessário: Papel e Lápis para todos os participantes.

Ministrante: Josiane Geroldi 

 

Gestor Box